Home | Empresa | Serviços | Fotos | Produtos | Diferenciais | Curiosidades | Parceiros | Contato |
 
 
 
 
ABC das Frutíferas, letras M, N & O

Nome popular: Mamão.
Nome cientifico: Carica papaya.
Luminosidade: Pleno sol.
Porte: Até 6 metros de altura.
Frutos: Quase o ano todo.

O mamoeiro tem como origem provável uma região entre noroeste da América do Sul e sul do Mexico (América Tropical).
O mamão é fruto de uma planta de crescimento rápido, que alcança de 3 a 6 metros de altura. O peso do mamão varia de 1 a 10 quilos. E produzido com sucesso em regiões de clima quente e úmido, já que sua planta não tolera geadas. Possui polpa doce, alaranjada, suculenta e aromática. O fruto verde é excelente legume, cozido ou guisado, e ingrediente bastante utilizado em doces em calda e cristalizados. O mamão é também muito consumido ao natural quando maduro, já que é rico em vitaminas.

Nome popular: Maracujá
Nome cientifico: Passiflora edulis.
Luminosidade: Pleno sol ou meia sombra.
Porte: Até 5 metros de altura.
Frutos: Quase o ano todo.

Trepadeira de grande porte, de crescimento rápido, vigorosa de caule frequentemente sulcado. Em algumas espécies, as folhas são arredondadas e em outras são profundamente partidas, com bordos serreados, com gavinhas (órgão de sustentação). Suas folhas e suas raízes, como a de quase todas as plantas da família, contêm uma substância semelhante à morfina, a passiflorina, empregada como calmante. Elas servem também para preparar chá de efeito diurético e para combater febres intermitentes. Flores hermafroditas, grandes e vistosas, com cinco pétalas. As flores permanecem abertas somente por 1 dia. A polpa, ligeiramente ácida e de aroma acentuado, é consumida ao natural ou em sucos, geleia, sorvetes e doces. É rico em vitamina C, cálcio e fósforo.

Nome popular: Maça.
Nome cientifico: Malus domestica Borkh.
Luminosidade: Meia sombra.
Porte: Até 10 metros de altura.
Frutos: De Janeiro a Março.

A macieira é uma frutífera típica de clima temperado, da família Rosaceae, com pequena exigência de frio, apresentando-se apta para produzir satisfatoriamente em condições de inverno brando. A árvore chega a 10 metros de altura. Possui tronco de casca parda, lisa e copa arredondada. As flores são brancas ou róseas, e aromáticas.
No Brasil, a produção de maçã se concentra em duas cultivares, ‘Gala’ e ‘Fuji’, que representam em torno de 90% da área plantada. Para início do pomar é imprescindível o plantio de mudas enxertadas e sadias, em porta-enxertos clonais ou de sementes da própria macieira. A maçã tem como principal destino o consumo fresco,da fruta é possível produzir produtos como doces, geléias, compotas, sucos, bebidas e vinagre. A maçã possui as seguintes vitaminas: B1, B2 e Niacina, além de sais minerais, como fósforo e ferro.

Nome popular: Nectarina.
Nome cientifico: Prunus persica.
Luminosidade: Pleno sol.
Porte:Até 8 metros de altura.
Frutos: De Outubro a Novembro.

A nectarina é uma mutação genética do pêssego, originária da China e melhorada na América do Norte. É uma variedade de pêssego de pele lisa e brilhante. Ela é rica em pectina, vitamina A, niacina e fonte razoável de vitamina C e potássio.
As melhores nectarinas são aquelas que têm coloração amarelada ou alaranjada entre as áreas vermelhas. As nectarinas são alimentos perecíveis e devem ser mantidas sob refrigeração. Sua polpa é rica em bioflavonóides e carotenóides, pigmentos vegetais antioxidantes que ajudam a proteger contra o câncer e outras doenças, reduzindo os danos causados às células pela queima do oxigênio no organismo. A casca contém fibra insolúvel, que ajuda a prevenir a prisão de ventre.

 
 
 
 
Brasil Paisagismo, Todos os direitos reservados 2010