Home | Empresa | Serviços | Fotos | Produtos | Diferenciais | Curiosidades | Parceiros | Contato |
 
 
 
 
ABC das Frutíferas, letras S, T & U

Nome popular: Sapoti.
Nome cientifico: Achras zapota.
Luminosidade: Sol pleno.
Porte: Até 15 metros de altura.
Frutos: Quase o ano todo.

Considerado como planta exótica o sapotizeiro é planta originária da América Central. Seu porte varia de 6 a 15m. de altura, rico em açúcar, de sabor agradável, sua polpa é utilizada na confecção de doces, refrescos, conservas, geléias, xaropes ou consumida fresca.
A madeira do tronco é utilizada em carpintaria; o látex do tronco e ramos é utilizado para fabricação de chicletes (goma de mascar). A árvore, pelo porte, diversidade da copa e sombra que fornece, é digna de ser plantada em parques e jardins.
Um sapotizeiro adulto produz de 1.000 a 3.000 frutos por pé e por ano; pomares com plantas enxertadas iniciam produção de 4 a 6 anos de vida.

Nome popular: Tangerina.
Nome cientifico: Citrus nobilis.
Luminosidade: Pleno sol.
Porte: Até 10 metros de altura.
Frutos: De Abril a Setembro.

A tangerina, conforme a variedade, é chamada de mexerica, mexerica cravo, polkan e polkan extra.O valor nutritivo também varia de acordo com a espécie, mas é sempre fonte apreciável de vitaminas A, B e C, e em menor grau de sais minerais como Cálcio, Potássio, Sódio, Fósforo e Ferro. Na hora da compra, o melhor é escolher as que não estiverem expostas ao sol por muito tempo. Isso faz com que se perca grande quantidade de elementos nutritivos, principalmente a vitamina C. A tangerina de boa qualidade deve ser pesada, de cor brilhante e intensa. As mudas são plantadas sempre no início do período chuvoso de cada região ou quando exista água suficiente para irrigar ou regar as mudas. Deve-se dar preferência aos dias nublados e de temperaturas mais amenas, sem ventos. Conserva-se em geladeira por 2 a 3 semanas e seu período de safra vai de abril a setembro.

Nome popular: Uva.
Nome cientifico: Vitis vinifera.
Luminosidade: Pleno sol.
Porte: Até 7 metros de altura.
Frutos: De Janeiro a Março.

A videira, da família Vitaceae, é uma planta trepadeira lenhosa, com gavinhas de fixação. O caule jovem é de cor verde, tornando-se escuro posteriormente. Atinge até 7 metros de comprimento. Frutifica a partir do 3º ano após o plantio, nos meses de novembro a março na região sul e o ano todo na região nordeste. A uva é uma fruta altamente energética por ser rica em carboidratos, apresentando também pequenas quantidades de vitaminas do Complexo B e vitamina C. Ricas em açúcar, as uvas só não são recomendadas aos diabéticos e aos que fazem regimes de emagrecimento,quando em bom estado, conservam-se em geladeira por uma semana. Seu período de safra vai de janeiro a março, mas existe a estrangeira no mercado, de março a julho.

 
 
 
Brasil Paisagismo, Todos os direitos reservados 2010